Menu de Natal: como preparar e vender ceia pronta no fim do ano

Com a correria do final de ano e os preparativos para as festas, aumenta a busca por praticidade. Desse modo, a demanda por ceias prontas dispara. E se você quer aproveitar esse momento para aumentar seu faturamento, é preciso ter um menu de Natal bem planejado, com tudo aquilo que não pode faltar na mesa da noite feliz.

Então, confira agora como preparar e vender um menu de natal especial para atrair novos clientes e fazer suas vendas dispararem.

Ceia pronta: Oportunidade

O tempo e a conveniência ganham ainda mais valor no período de fim de ano. Confraternizações, presentes para comprar e outras tarefas do tipo enchem a agenda de todo mundo. Por isso, muitas famílias escolhem comprar ceia pronta e garantir uma preocupação a menos.

Vantagens de oferecer um menu de Natal:

  • Conveniência para o Cliente: aumenta o volume de pedidos e o ticket médio;
  • Qualidade garantida: permite cobrar um valor justo pela expertise e pelo uso de ingredientes de qualidade;
  • Libera o cliente para se dedicar à celebração, não à preparação, promovendo uma experiência diferenciada.

Dicas para montar o seu menu

Na hora de definir o cardápio que você vai oferecer aos clientes, o ideal é equilibrar tradição, inovação e logística.

Ofereça mix de produtos e kits

Não se limite a pratos individuais. A estratégia de kits natalinos é fundamental para aumentar o ticket médio.

  • Kits completos: ofereça opções para diferentes tamanhos de família (ex: 4, 8 e 12 pessoas), incluindo entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa;
  • Pratos avulsos: permita que o cliente complemente a ceia com itens específicos, como farofas especiais, salpicão ou rabanadas. Essa estratégia também é útil para casos em que cada familiar precisa levar um prato para montar a ceia na noite de Natal;
  • Opções para perfis diferentes: você pode, por exemplo, oferecer peru, mas também frango assado. Assim, paladares e orçamentos diferentes vão conseguir encomendar.

Cuide da logística e da produção

Uma data importante como o Natal exige um planejamento minucioso. Seu menu de Natal deve ser composto por pratos que possam ser preparados em etapas, minimizando o estresse no dia da entrega.

  • Antecipe: pratos que podem ser congelados ou pré-preparados (como massas, molhos e alguns acompanhamentos) devem ser feitos com antecedência;
  • Embalagem: aposte em embalagens que preservem a temperatura e a apresentação do alimento. A entrega é a última impressão que o cliente terá do seu produto;
  • Selecione bem os ingredientes: garanta a qualidade e o volume dos ingredientes usados nas receitas. 

Defina estratégias de venda e divulgação

A precificação correta é vital. Calcule todos os custos diretos (ingredientes, embalagens) e indiretos (gás, eletricidade, mão de obra) e adicione sua margem de lucro.

Use as redes sociais para divulgar seu menu de Natal com fotos de alta qualidade e postagens que criem desejo. Comece a aceitar encomendas o mais cedo possível, estabelecendo um prazo final claro para garantir o controle da sua produção.

Seu apoio para garantir os melhores ingredientes

No Super Atacado Bom Todo, você encontra produtos selecionados, saborosos e que vão levar mais praticidade ao preparo das ceias. O destaque fica por conta do frango festivo, que já vem temperado e pronto para ir ao forno. Além dele, merece destaque os legumes congelados, que oferecem maior durabilidade no seu estoque.

Agora que você já sabe como preparar o menu de Natal, é hora de se planejar e garantir uma renda extra com a venda de ceias prontas no fim de ano. Vá ao Super Atacado Bom Todo e garanta o que precisa.

Quer um passo a passo completo, com ideias de cardápio, organização e dicas práticas para vender mais?

Acesse o nosso e-book gratuito sobre como lucrar com ceias prontas no Natal e comece a se organizar agora.