Quando se trata de impulsionar as vendas, as promoções são uma estratégia poderosa. No entanto, muitas empresas enfrentam o desafio de oferecer descontos atraentes sem comprometer sua saúde financeira. Afinal, fazer promoções que realmente funcionem exige planejamento cuidadoso e uma análise minuciosa dos custos. Por isso, o Super Atacado Bom Todo resolveu trazer para você, pequeno empreendedor, 5 dicas para fazer promoções sem prejuízos. Prepare-se para aprender como conquistar seus clientes com ofertas irresistíveis, sem colocar sua margem de lucro em risco.
1. Defina o objetivo da promoção
Em primeiro lugar, para evitar prejuízo ao realizar uma promoção, você precisa definir com clareza qual o objetivo da ação. Ela pode ser voltada, por exemplo, para liquidar o estoque de um determinado produto, atrair novos clientes para o negócio ou dar visibilidade para a marca. A partir daí, com o objetivo da promoção bem definido, você vai poder estruturar a ação com sua equipe de forma mais precisa, evitando riscos.
2. Conheça sua margem de lucro
Tenha registrada a margem de lucro de cada produto ou serviço que você oferece. Dessa forma, você vai poder pensar em promoções que não comprometam as finanças da sua empresa. Uma ação com descontos agressivos, por exemplo, pode ser muito atraente, mas prejudicar sua rentabilidade a médio ou longo prazo. Além disso, é essencial considerar os custos variáveis e fixos envolvidos na produção ou aquisição dos produtos. Reduzir os preços sem um cálculo estratégico pode significar vender abaixo do custo e gerar prejuízos que poderiam ser evitados. Nesse sentido, uma estratégia é testar faixas diferentes de desconto. Dessa forma, você pode verificar qual porcentagem pode compor uma ação atraente ao público, sem comprometer a sustentabilidade do seu negócio.
3. Crie um senso de urgência no público
Para uma promoção ser bem sucedida, é fundamental criar um senso de urgência. Determine um prazo curto para as condições especiais e faça questão de frisar isso ao público na divulgação da ação. Ao mesmo tempo, oferecer bônus exclusivos para os primeiros compradores, como brindes ou descontos adicionais, pode impulsionar ainda mais as vendas.
4. Ofereça cupons e descontos progressivos
Uma forma de elevar o ticket médio (o valor da compra que o cliente irá fazer) é criar promoções progressivas, como “compre 2 e leve 3”. Desse modo, você incentiva compras maiores sem impactar drasticamente sua lucratividade. Cupons de desconto são outra possibilidade, especialmente para os casos de venda pela internet.
5. Estabeleça um limite de estoque
Por fim, defina um limite de estoque participante da promoção. Assim, você evita vender mais do que possui ou sofrer prejuízos. Faça uso de ferramentas de gestão automatizadas, para ter um controle preciso daquilo que entra e do que sai, proporcionando previsibilidade. Ela vai te ajudar a fazer uma promoção sustentável, com equilíbrio entre demanda e disponibilidade. Essas foram as nossas 5 dicas para fazer promoções sem prejuízo. Quer mais dicas para a sua pequena empresa? Confira outros posts do blog do Super Atacado Bom Todo.
